quarta-feira, 21 de março de 2012

A AIDGLOBAL Celebra o Dia Mundial da Água Incentivando a Reflexão nas Escolas



No Dia Mundial da Água que se assinala no próximo dia 22 de março, a AIDGLOBAL desafia os professores dos Agrupamentos de Escolas parceiros da 2ª edição do projeto “Educar para Cooperar” Loures, e outros, a levarem este assunto para as suas aulas.

Sugere-se que a reflexão acerca da importância deste recurso natural e das assimetrias no acesso à água potável entre o Norte e o Sul ganhe espaço em diferentes disciplinas, tal como já aconteceu no presente ano letivo, em língua portuguesa, nas turmas do 5ºA e 5ºB do Agrupamento de Escolas de Bucelas.

O recurso pedagógico “Pensar o Mundo” (2ºciclo)  apresenta uma proposta para a abordagem deste tema na disciplina de matemática.

Atravessando Portugal um período de seca e no seguimento das recomendações da ONU na Declaração Universal dos Direitos da Água, a AIDGLOBAL alerta que a utilização da água “deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis”, convidando os docentes para motivarem os alunos a refletirem sobre estas orientações.

Os materiais que resultarem destas reflexões podem ser fotografados e enviados para catia.sequeira@aidglobal.org com a identificação da escola e da turma, para respetiva divulgação no blogue “Educar para Cooperar”.