sexta-feira, 27 de julho de 2012

Alunos do Chibuto recebem trabalhos executados com materiais reciclados, no âmbito do Intercâmbio sobre Ambiente


Alunos das Escolas Secundárias do Chibuto e de Malehice, em Moçambique, receberam, no dia 25 de julho, materiais manufaturados pelos seus pares, em Portugal, no âmbito do Intercâmbio sobre Ambiente, promovido pela AIDGLOBAL, no decorrer da segunda edição do projeto “Educar para Cooperar” - Loures.

As molduras, marcadores e carteiras, oferecidos pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Bucelas e da Bobadela, foram entregues em mão, nas respetivas escolas do Distrito do Chibuto, pela presidente da Direção da AIDGLOBAL e Coordenadora do projeto, Susana Damasceno, e pela representante da Organização em Moçambique, Maria Pinheiro.

Estes trabalhos, feitos a partir de materiais reutilizados, complementam a troca de ideias e reflexões, iniciada em fevereiro, sobre as diferentes formas de tratamento do lixo, com o objetivo de sensibilizar as crianças para o respeito pelo meio ambiente e despertar consciências para os contrastes do desenvolvimento mundial.

Ambas as escolas do Distrito do Chibuto, participantes no intercâmbio, fazem parte do projeto “Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto”, que pretende contribuir para a literacia de comunidades moçambicanas em situação de vulnerabilidade.

Esta atividade insere-se no projeto “Educar para Cooperar” - Loures (2ª ed.), focado na integração da Educação para o Desenvolvimento no currículo de oito turmas de segundo ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Bucelas e da Bobadela, em Loures, Portugal, envolvendo mais de 30 professores e 600 alunos na promoção dos valores da Cidadania Global.

Em simultâneo, termina o o curso de atualização para professores “Educar para Cooperar através da Escola”- Educação para o Desenvolvimento, realizado em parceria com a Universidade Aberta, em modalidade e-learning, visando habilitá-los para as questões de Educação para o Desenvolvimento e sua prática, em contexto de sala de aula.

Desta forma, encerram-se 14 meses de intervenção, junto da comunidade educativa, no concelho de Loures, tendo o seu raio de ação ultrapassado os limites locais. Graças aos meios de comunicação e ao recurso às novas tecnologias, foi possível dar a conhecer os princípios de Educação para o Desenvolvimento a nível nacional.

A AIDGLOBAL agradece o entusiasmo e empenho de todos, com quem estabeleceu parceria, nomeadamente professores e diretores das escolas participantes, Centro de Formação Loures Oriental, Universidade Aberta e Câmara Municipal de Loures, também cofinanciadora do projeto juntamente com o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Ver video aqui