ED - ACTUALIDADES, EVENTOS, CONCURSOS E OUTROS





A ONU Apresenta Balanço dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio



O Secretário-Geral da ONU apresentou, no passado 2 de julho, um relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Segundo Ban Ki-moon, um dos destaques é a redução, para metade, do número de pessoas vivendo na extrema pobreza.

O documento afirma que em todas as regiões do mundo, em 2010, o número total dos que viviam com menos de US$ 1,25 por dia foi reduzido em quase 50%, em comparação com os valores de 1990.

Segundo a ONU, este é um indicador de que a primeira Meta do Milénio, a redução da extrema pobreza, foi atingida em nível global.

Outro avanço foi notado na proporção de pessoas com acesso a fontes de água potável: 89% em 2010. Mas Ban Ki-moon alerta para projeções que indicam que até 2015, mais de 600 milhões ainda estarão sem o recurso.

Outra das oito metas já alcançadas é a paridade no acesso à educação primária: são 97 meninas na escola para cada 100 meninos.

Relatório disponível aqui.

Fonte: Plataforma Portuguesa de ONGD




Mensagem do Secretário-Geral da ONU


No Dia Mundial da População, no dia 11 de julho, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, enviou uma mensagem, dirigida à população mundial, com a intenção de despertar consciências sobre a insuficiência de recursos no planeta e a necessidade de unir esforços para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

“A população mundial mais do que triplicou desde que a ONU foi criada em 1945, e continua a crescer. Com mais de 7 mil milhões de pessoas a habitar o planeta, enfrentamos uma exigência cada vez maior sobre recursos que são partilhados e desafios significantes para alcançar os objectivos acordados internacionalmente.

Crises múltiplas de alimentação, combustíveis e financeiras causaram um sofrimento considerável e serviram para despertar as consciências sobre a necessidade de prestar maior atenção às peças em que se funda o desenvolvimento sustentável. A saúde reprodutiva é uma parte indispensável da equação do desenvolvimento. Mulheres e jovens que se encontram de boa saúde e que têm o poder e os meios para tomar as suas próprias decisões sobre quantos filhos desejam ter , e quando os ter, estão em melhores condições para contribuir para o desenvolvimento das suas sociedades.

No entanto, apenas uma em cada três mulheres do mundo rural nos países em desenvolvimento recebe cuidados de saúde adequados durante a gravidez. A gravidez adolescente ainda é bastante comum na maior parte do mundo, um fenómeno muitas vezes agravado pela pobreza e falta de educação. Mais de 200 milhões de mulheres e adolescentes não têm acesso a contraceptivos e programas de planeamento familiar voluntário estão carentes de recursos em quase toda a parte.

Podemos e devemos fazer melhor. Neste Dia Mundial da População, apelo a todos os estados-membros que suprimam o fosso entre a procura e a oferta de serviços de saúde reprodutiva. A saúde reprodutiva e os direitos são parte integrante do desenvolvimento sustentável e redução de pobreza. Investir no acesso universal aos cuidados de saúde reprodutiva é fazer um investimento crucial em sociedades saudáveis e num futuro mais sustentável”.

Fonte: Plataforma Portuguesa de ONGD





O Parlamento Europeu Adota a Declaração sobre ED e Cidadania Global

O Parlamento Europeu adotou, no dia 5 de julho, a Declaração sobre a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, após uma intensa campanha de recolhida de assinaturas liderada pelo Concord e DEEP.
O documento supõe um impulso das políticas educativas para o Desenvolvimento, a nível nacional e europeu, e um importante passo na área da Educação para o Desenvolvimento, promovendo o necessário debate sobre o papel dos cidadãos europeus no Desenvolvimento.
A iniciativa foi apresentada por MEP Filip Kaczmarek, Catherine Grèze , Fiona Hall, Maria Badia I Cutchet and Michael Gahler.
Mais informações aqui: http://citizens.concordeurope.org/


 Concurso de Ilustração sobre Igualdade de Género

O Concurso de Ilustração sobre Igualdade de Género é uma iniciativa da Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico do Porto, no âmbito do Projeto Diagnóstico e Implementação da Igualdade de Género na Escola Superior de Educação do Porto, cofinanciado pela União Europeia e pelo Estado Português.
Pretende-se incentivar a ilustração de um conto sobre a temática da igualdade de género selecionado no âmbito do Concurso Literário decorrido no âmbito deste projeto.
Período de receção dos trabalhos: de 30 de junho a 31 de agosto de 2012.
Veja aquiRegulamento do Concurso de Ilustração, no qual constam todas as informações para a participação no Concurso, como prazos, requisitos dos trabalhos e prémios.

Mais informações em: projetoig@ese.ipp.pt




Mercado Livre Oferece aos seus Visitantes Produtos Biológicos



No primeiro sábado de cada mês, os valores da Educação para o Desenvolvimento refletem-se no projeto Mercado Livre, em Corroios (mercado do Miratejo), que oferece aos seus visitantes produtos sustentáveis de hortas bilógicas e hortas urbanas e de solidariedade. Este projeto conta com o apoio da Junta de Freguesia de Corroios e do Grupo Flamingo.





A Associação Juvenil Todos pela Igualdade, Nascida de um Projeto de ED, Renova os seus Órgãos Sociais


A Associação Juvenil Todos (pela) Igualdade (AJTI), nascida de um projeto de Educação para o Desenvolvimento, promovido pela AIDGLOBAL em parceria com a Cada Pia de Lisboa, realiza, no próximo mês de julho, eleições para renovar os seus Órgãos Sociais.

A Atual Mesa da Assembleia Geral e da Direção e do Conselho Fiscal cumprem agora o seu último ano de mandato, dois anos após o nascimento da associação, criada a partir do “Movimento Organizado para o Voluntariado e Associativismo” (MOVA), ativo entre setembro de 2009 e janeiro de 2011.

Mais informações sobre o projeto MOVA aqui e sobre a AJTI aqui





A Fundação Cidade de Lisboa Acolhe o VII Encontro “A escola no Mundo e o Mundo na Escola”




A Fundação Cidade de Lisboa acolhe, no próximo 7 de julho, o VII Encontro de educadores e educadoras "A escola no mundo e o mundo na escola", organizado em conjunto pelo CIDAC e pela Fundação Gonçalo da Silveira.

"Educação para a Cidadania Global nas escolas: porquê e como?" será o tema lançado para o debate durante o Encontro, entendido como um espaço de partilha das aprendizagens e do trabalho desenvolvido por diferentes educadores e educadoras na área da Educação para a Cidadania Global, no âmbito da educação formal.

As inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 23 de junho, através do e-mail: sandra.fernandes@fgs.org.pt.





Novo relatório do Banco Mundial sobre Desenvolvimento


O Banco Mundial tem lançado o novo relatório sobre Indicadores de Desenvolvimento. Na sua 16ª edição, a publicação está organizada em seis grandes temas: visão mundial, população, ambiente, economia, Estados e mercados e ligações mundiais.

Conheça aqui os conteúdos.






Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Aproxima-se das ONGd’s Portuguesas


O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Brites Pereira, respondeu ao apelo da Plataforma de ONGD e acedeu participar, no dia 22 de maio, numa tertúlia organizada pelo Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento, intitulada “O Desenvolvimento precisa dos Cidadãos”.
No termo do encontro, o Dr. Luís Brites Pereira comprometeu-se a fazer um périplo pelas diversas ONGD portuguesas com vista a conhecer melhor o trabalho que está a ser desenvolvido na área de Educação para o Desenvolvimento e tomar nota das necessidades emergentes destas organizações.

A visita à AIDGLOBAL aconteceu no dia 29 de maio. Veja aqui a notícia.





“África à Flor da Pele” & AIDGLOBAL


A AIDGLOBAL convida a participar, no próximo dia 26 de maio, no evento “África à Flor da Pele”, organizado pela Revista Nota Positiva, em parceria com o espaço Arte&Manha, para comemorar o Dia Mundial de África.

“África à Flor da Pele” parte de nove fotografias de Vítor Martinho, captadas nas suas viagens pelo continente quente, em quatro países bem dis­tintos: a Guiné-Bissau, o Gabão, o Sudão e a África do Sul.
Estas imagens servirão de base para uma sessão de Educação para o Desenvolvimento, promovida pela AIDGLOBAL, junto de meninas e meninos de ascendência africana, convidando-os a refletirem sobre as assimetrias e as interdependências do mundo atual.

À exposição, junta-se a celebração de África, num almoço com música e temperos desse continente, que se prolongará ao longo da tarde de sábado.

Veja aqui o programa.





Apresentação do Estudo “Entre o Saber e o Fazer: A Educação na Cooperação Portuguesa para o Desenvolvimento”


A Campanha Global pela Educação (CGE) e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) apresenta o Estudo “Entre o Saber e o Fazer: A Educação na Cooperação Portuguesa para o Desenvolvimento”, de Patrícia Magalhães Ferreira, promovido pela CGE com o co-financiamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), no dia 28 de maio, pelas 18h30, no auditório da ESE-IPP.

Consulte aqui o estudo.







A Plataforma Portuguesa das ONGD promove a tertúlia “O Desenvolvimento precisa de cidadãos”


O Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento da Plataforma Portuguesa das ONGD convida para assistir a tertúlia “O Desenvolvimento precisa de cidadãos”, a realizar no Centro de Recursos para o Desenvolvimento do CIDAC, no próximo dia 22 de maio, das 18h00 às 19h30.

A tertúlia terá como oradores: José Ribeiro e Castro, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura e Luisa Teotónio Pereira, representante do CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento, Amílcar Cabral.

Inscrições aqui.




Lisboa acolhe o evento “Olhares Cruzados sobre África”


No próximo 23 de maio, a Livraria Férin, R. Nova do Almada 70-74 (Lisboa), acolhe a conferência “Olhares Cruzados sobre África”, promovida pela Antena Fé e Justiça Europa África - Portugal. Estão convidados o secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, a secretária Executiva da Rede África/Europa Fé e Justiça, Irmã Begoña Inarra e Rui Moreira Carvalho, autor do livro “Compreender + África”




Fado e Solidariedade, Juntos pela Promoção da Cidadania Global


A quinta edição de “O Fado Acontece”, promovida pela AIDGLOBAL no passado dia 7 de maio, no Cinema São Jorge, contou com a colaboração solidária de conceituados artistas da música portuguesa, juntos por uma causa - a promoção da Educação para a Cidadania Global.

“Educar para Cooperar”, o maior projeto de Educação para o Desenvolvimento levado a cabo por esta nossa ONGD, foi o mote central da gala que uniu, num abraço fraterno, os colaboradores e parceiros no trabalho desenvolvido nesta área ao longo dos últimos seis anos com o público que nos honrou com a sua presença.

A jornalista Fernanda Freitas e o ator e encenador André Gago, um dos membros fundadores da AIDGLOBAL, conduziram o espetáculo, onde o trinar da guitarra, o gemer da viola, o som do violino, o canto dos fadistas, a poesia e a solidariedade caminharam de mãos dadas.

O Cinema São Jorge vibrou, não só com as vozes de grandes nomes do fado como Raquel Tavares, madrinha da AIDGLOBAL, Ana Sofia Varela, Célia Leiria, Hélder Moutinho, Gisela João, Joana Amendoeira, Marco Rodrigues, Maria da Fé, Mísia, Katia Guerreiro e Rodrigo Costa Félix, mas também com a música da violinista Natália Juskiewicz.

Os fundos angariados destinam-se a garantir a sustentabilidade de projetos de Educação para o Desenvolvimento, em Portugal, área em que a AIDGLOBAL tem investido, visando contribuir para uma cidadania mais ativa, equitativa e solidária e cuja temática já sensibilizou 1.500 alunos, em 13 estabelecimentos de ensino nacionais.




Conferência Alimentação e Desenvolvimento - 17 de maio - Fundação Calouste Gulbenkian







Festival "Arte Mais" Arranca no Dia do Associativismo Jovem


A Associação Mais Cidadania promove, entre o dia 3 e 9 de maio, o Festival “Arte Mais, com exposições, danças, workshops, curta-metragens, poesia e musica ao vivo. Todas estas atividades, junto da exposição permanente de fotografias “Viagem no Retrato”, estarão patente no espaço circundante ao auditório da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do Instituto Português de Desporto e Juventude o mesmo lugar onde foi assinado o Dia do Associativismo Jovem, através do Encontro “Somos Um Todo: Associativismo Jovem na Solidariedade e Diálogo das Gerações”.

Mais informações aqui.




Mais 200 revistas sobre Educação e Matemática para Moçambique


A parceria com a Associação de Professores de Matemática permitiu o envio de novo material pedagógico para as bibliotecas da Província de Gaza apoiadas pela AIDGLOBAL.

A AIDGLOBAL, em parceria com a Associação de Professores de Matemática (APM), reuniu novo material pedagógico para ser distribuído pelas bibliotecas escolares moçambicanas, com o objetivo de promover o aceso à educação e à leitura, por parte das comunidades mais vulneráveis.

As três coleções da revista “Educação e Matemática” doadas pela APM, num total de cerca de 200 exemplares, constituem mais um recurso pedagógico para os professores e para os utentes das bibliotecas escolares da província de Gaza, com as quais a AIDGLOBAL tem vido a colaborar, no âmbito do programa “Passaporte para a Leitura”, em prol da promoção da literacia.

A “Educação e Matemática” é uma revista da Associação de Professores de Matemática e nela são publicados artigos sobre ensino e aprendizagem da matemática, relatos de experiências de inovação e propostas de atividades para a sala de aula.

O projeto “Rede de Bibliotecas Escolares no Distrito de Chibuto”, cofinanciado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), pela Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal e pela campanha “Embaixadores da Leitura”,pretende criar comunidades mais informadas, através do acesso a um fundo documental variado e à dinamização de atividades em torno da leitura.




7ª Semana Cultural no Agrupamento de Escolas de Bucelas


O Agrupamento de Escolas de Bucelas acolherá a 7ª Semana Cultural organizada pela escola, nos dias 26 e 27 de Abril, coincidindo com a 2ª Semana de Educação para o Desenvolvimento do Concelho de Loures, promovida ao abrigo da 2ª edição do projeto “Educar para Cooperar” Loures. Durante este período a escola abre as suas portas à comunidade.


Programa:

26 de abril
13h30 - Danças de salão (Pavilhão Leonel Pires)
16h00 – AIDGLOBAL – “Escola e Comunidade: Sementes de diálogo (EBI)
16h15 – O Feiticeiro de Oz - Peça de teatro (Banda Filamónica)
17h30 - Concurso Fernando Carvalho Rodrigues (EBI)
- Fase final: apresentação pública dos projetos e apreciação do júri, com a presença do cientista.


27 de abril
8h45 – Passeio BTT (para alunos e comunidade)
15h30 - Encontro com Beatriz Lima - escritora (EBI)
16h00 – Apresentação do livro As Invasões Napoleónicas (Futuras instalações Museu do Vinho), com a presença do autor,
17h00 – AIDGLOBAL sessão de encerramento (Futuras inst. Museu Vinho)




Seminário Direitos Humanos, População e Desenvolvimento num Mundo de 7 mil milhões


O Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento organiza, no próximo 18 de abril de 2012, na Assembleia da República, o Seminário Direitos Humanos, População e Desenvolvimento num Mundo de 7 mil milhões.

Que políticas de população e desenvolvimento são fundamentais para garantir a sustentabilidade dos Direitos Humanos? é a pregunta lançada pelo grupo parlamentar para dar início ao debate que terá lugar, no Parlamento, ao longo do dia 18 de abril.

Inscrições através do e-mail: apfsede@apf.pt




Ciclo de Cinema Direitos e Desenvolvimento






Lançamento da III Corrida Solidária


“Médicos do Mundo” convida a participar no Evento de Lançamento da III Corrida Solidária, no próximo dia 3 de maio, na Escola Agrícola de Odivelas, pelas 10 horas da manhã.

Após a receção de convidados e participantes, terá início a Corrida Solidária com as crianças, pelas 10.45 horas. O evento finalizará com a distribuição de diplomas e o visionamento dum vídeo de campanha da Organização.

Mais informação em isa.neves@medicosdomundo.pt



Dia Mundial da Terra celebrado na Mata dos Medos


O Grupo Flamingo vai realizar uma Ação de Reflorestação, aberta à população, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Terra, através do Projeto "Os Pequenos Florestadores", no dia 22 de abril de 2012 na Mata dos Medos (Fonte da Telha/Almada).
Programa:

10h00- Ponto de encontro junto à GNR da Fonte-da-Telha/Visita ao Viveiro de Plantas Autóctones do Grupo Flamingo

10h30- Caminhada pela Mata dos Medos (15-20 min)

10h50- Acção de plantação com Pinheiro-manso e arranque de plantas invasoras

13h00- Final da Ação


Mais informações aqui.




2ª edição do Bgreen // Ecological Film Festival


A Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Sto. Tirso) apresenta a 2ª edição do Bgreen// Ecological Film Festival, um festival de vídeo que pretende sensibilizar os jovens para as questões ambientais através da realização de spots vídeo sobre o tema, realizados por estudantes do 9º ano de escolaridade e do ensino secundário ou equivalente, com idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos (inclusive), e que tem como objetivo central harmonizar, desenvolver e partilhar as vertentes educacional, audiovisual, ambiental e social.

Para participar é necessário efetuar uma pré-inscrição em http://www.bgreenfestival.com/.



Nike transforma garrafas de plástico em equipamentos de desporto


A Nike está a produzir vestuário de desporto para alta competição a partir de plástico. Por cada equipamento das seleções de futebol, a marca utiliza em média 13 garrafas recicladas e os calções são feitos a partir de poliéster 100% reciclado. Ao todo, com o fabrico dos equipamentos das Seleções nacionais, foram utilizadas aproximadamente 16 milhões de garrafas de plástico recicladas, o suficiente para cobrir 28 campos de futebol, revela a marca.

A Nike garante que a utilização de poliéster reciclado permite um desempenho superior e explica o processo: as garrafas plásticas são derretidas para produzir fios que são posteriormente convertidos em tecido. "Este processo permite poupar matéria-prima, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia em cerca de 30% comparativamente com o fabrico de poliéster virgem".

Esta e outras inovações foram apresentadas num evento em Nova Iorque, com a presença de Mark Parker, presidente e CEO da Nike e de vários atletas, como o velocista Carl Lewis, o basquetebolista Deron Williams e a actual campeã do mundo de atletismo Carmelita Jeter.

Fonte: Diário Económico




"I Tertúlia mulheres e homens, as diferenças não justificam as discriminações!"


A I Tertúlia: mulheres e homens, as diferenças não justificam as discriminações! terá lugar no próximo dia 29 de março, quinta-feira, às 21.00 horas, na Cantina da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

O evento enquadra-se no âmbito do Projeto Diagnóstico e Implementação da Igualdade de Género na Escola Superior de Educação, financiado pelo POPH/QREN, 7.2 - planos para a igualdade.

Mais informações aqui.



Palestra da Presidente da Federação Internacional dos Direitos Humanos


A Presidente da Federação Internacional dos Direitos Humanos, a senhora Souhayr Belhassen, proferirá uma palestra no dia 26 de março, pelas 18.00 horas, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Souhayr Belhassen distinguiu-se pelo seu empenho na defesa dos direitos humanos e da condição feminina na Tunísia durante a ditadura e foi uma figura central da "Primavera Árabe".
Este evento, de entrada livre, é promovido pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em associação com o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Universidade Católica.
Mais informações disponíveis aqui.



Seminário "Livro Branco da Juventude: Inclusão Social, Voluntariado e Combate à Desigualdade de Oportunidades


Seminário “Livro Branco da Juventude: Inclusão Social, Voluntariado e Combate à Desigualdade de Oportunidades”, que decorrerá no próximo dia 22 de Março de 2012, às 09h00 no ISLA Campus Lisboa e que contará com a presença do Sr. Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Alexandre Miguel Mestre.
Inscreva-se aqui.




Visitas de Estudo do Programa Transversal “Cooperação Política e Inovação” – Candidaturas Abertas


A 1ª fase de submissão de candidaturas às Visitas de Estudo do Programa Transversal “Cooperação Política e Inovação” encontra-se aberta até ao próximo dia 30 de março de 2012 para atividades a decorrer entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013.


Esta atividade de curta duração (3-5 dias úteis) destina-se aos decisores e aos especialistas em matéria de educação e formação profissional e decorre num país pertencente ao Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV). Propõe-se promover um encontro internacional e o debate de aspetos específicos da aprendizagem ao longo da vida.


Estes “fóruns de discussão” visam promover a qualidade e a transparência dos sistemas de Educação e Formação Profissional dos Estados-membros, através do intercâmbio de experiências e da implementação de medidas de política e de gestão.

Mas informações aqui.



Audiência do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação no Parlamento


No passado 27 de fevereiro, realizou-se uma audiência com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, com enfoque no financiamento de projetos de Educação para o Desenvolvimento.
No seu discurso, o Secretario de Estado referiu-se explicitamente à Educação para o Desenvolvimento como uma área muito importante para a Cooperação Portuguesa, indicando que a decisão inicial de lançar a linha de cofinanciamento apenas de dois em dois anos tinha sido alterada, na sequência do diálogo com a Plataforma e as ONGD. Deste modo, sublinhou que a citada linha será lançada anualmente, garantindo a previsibilidade nos financiamentos e sobretudo assegurando que as ONGD possam concorrer a financiamentos internacionais.

Para visualizar a audiência clique aqui.

Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD



Seminário “Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”

 
Terá lugar no  dia 15 de março, em Évora.


Realiza-se no âmbito do Programa de Promoção da Cooperação para o Desenvolvimento na Sociedade Portuguesa da Plataforma. Inscrições até 9 de março de 2012.


Para mais informação aqui >>>



Apresentação do estudo “Entre o saber e o fazer: A Educação na Cooperação portuguesa para o Desenvolvimento”


No próximo 29 de fevereiro, a Campanha Global pela Educação e o Centro de Estudos Africanos do ISCT-IUL apresentam o estudo “Entre o saber e o fazer: A educação na cooperação portuguesa para o desenvolvimento”


O evento terá lugar às 18.00 horas no auditório B103 do Edifício II do ISCTE-IUL (piso I). Estarão presentes: Clara Carvalho, Presidente do Centro de Estudos Africanos (ISCTE-IUL), Mariana Hancock, Coordenadora Nacional da Campanha Global pela Educação, Patrícia Magalhães Ferreira, Consultora independente e Investigadora associada do IEEI, Maria Antónia Barreto, Investigadora CEA (ISCTE-IUL) e Professora do Instituto Politécnico de Leiria, e Manuel Correia, Presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).




Começam na próxima semana as Sessões Distritais do Parlamento dos Jovens


No próximo 28 de fevereiro, darão começo as Sessões Distritais do Parlamento dos Jovens, nas quais reúnem-se os “deputados” que representam as escolas de cada distrito, para aprovar as Recomendações que irão ser apresentadas na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.

Simultaneamente decorrem as sessões da Euroescola, nas quais participam cerca de 500 jovens, representando Escolas dos vários Estados membros da União Europeia. Em cada Sessão os jovens participam em grupos de trabalho multilingues, seguidos duma reunião plenária, fazendo uso dos seus conhecimentos linguísticos para comunicar com os seus homólogos, incentivando-se a compreensão mútua dos diversos pontos de vista e expectativas.

Antes de cada Sessão, o respetivo programa e os temas em debate são comunicados às Escolas participantes para permitir a necessária preparação. Cada escola candidata-se, ao Concurso Euroscola, apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia de um tema.

Este ano o tema é o mesmo do Parlamento dos Jovens – Secundário. A escola realizará também uma apresentação oral do trabalho.

Para mais informação aqui>>>





Abertas as inscrições para o Concurso U4Energy


Encontram-se abertas as candidaturas para a edição de 2011/12 da iniciativa U4energy, o desafio da escola europeia que visa promover a melhoria da eficiência energética nas escolas.

A inscrição deve ser formalizada em http://www.u4energy.eu por um professor responsável, sendo possível inscrever a escola nas categoria A (sobre medidas de eficiência energética na escola), categoria B (sobre ações pedagógicas de sensibilização para o uso eficiente da energia) ou categoria C (sobre campanhas escolares de sensibilização para a eficiência energética).

Além destas categorias, a edição deste ano letivo inclui uma categoria especial destinada a vencedores de iniciativas nacionais financiadas por fundos públicos relativos à educação energética.

A apresentação das candidaturas pode ser efetuada, até à meia-noite do dia 16 de maio de 2012.

Para mais informações>>>



Aveiro acolhe no próximo 5 de abril o TEDx Change 2012


O Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro acolhe no próximo 5 de abril o TEDx Change 2012, uma iniciativa devotada às ideias que merecem ser promovidas nas áreas da Saúde e Desenvolvimento Global.

A equipa TEDx Change trabalha em conjunto com os organizadores TEDx em todo o mundo de modo a promover um diálogo global em tópicos como: vacinação, pólio, malária, sida, saúde maternal, desenvolvimento agrícola, etc.

O TEDx Change enquadra-se nos eventos organizados por TEDx Aveiro para o presente ano, reproduzindo as características e orientações do TED.

TED é um evento anual onde alguns dos principais pensadores e criadores mundiais são convidados a partilharem aquilo que mais os entusiasma. "TED" significa Tecnologia, Entretenimento e Design - três areas de estudo que, em conjunto, modelam o nosso futuro. Na verdade, este evento é muito mais abrangente, discutindo ideias que são relevantes em qualquer área. Os participantes já lhe chamaram, "o melhor spa para a mente" e "uma viagem de quatro dias ao futuro”.

Mais informação aqui.




Aposta na Educação para o Desenvolvimento


"Em audição pública do Parlamento Europeu dedicada à educação para o desenvolvimento (ED) e realizada em agosto de 2011, Andris Piebalgs, comissário europeu para o Desenvolvimento, mencionava Portugal como exemplo de boas práticas, a nível nacional e internacional, pela definição da nossa Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), tornando reconhecido internacionalmente o resultado de um trabalho de anos."

Artigo de AHMED ZAKY, Diretor do IMVF

Continua a ler aqui

Fonte: Diario de Notícias




Próximo Workshop "Ser Político para o Desenvolvimento"


No próximo dia 17 de fevereiro, pelas 14.15 horas, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, a turma do 8ºB da Escola EB2,3 Luís de Sttau Monteiro, do Agrupamento de Escolas nº1 de Loures, estará reunida com deputados e elementos da coligação da Campanha Global pela Educação (CGE) para discutir a pertinência da Cooperação para o Desenvolvimento no atual contexto nacional e internacional.

O objetivo não será confrontar deputados ou diferentes perspetivas político-partidárias, mas que todos façam parte de um mesmo grupo de “políticos para o desenvolvimento”, proporcionando um momento concreto de participação cívica e política para os jovens, num ambiente de proximidade com os seus representantes na Assembleia da República.

A iniciativa foi promovida pela Campanha Global pela Educação (CGE) com o cofinanciamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e com o apoio do Grupo Parlamentar sobre População e Desenvolvimento.

Mais informações: campanha.global.educacao@gmail.com




Visite um Novo projeto de Cidadania Participativa na Red

Trata-se de um projeto de cidadania participativa iniciado pelo GEOTA, partilhado já por dezenas de parceiros institucionais e destinado aos cidadãos de todo o país, chamado O Meu Eco-Sistema.

Consiste num portal na internet, que visa promover e agilizar a relação entre os cidadãos e as entidades que tutelam o espaço público, serviços e equipamentos incluídos, através da disponibilização de ferramentas específicas de avaliação, sugestão e colocação de dúvidas.

Para ajudar registe-se como utilizador, colocando as suas observações sobre as situações que observa e que considere merecerem reparo ou melhoria, dando-nos as suas sugestões ou reportando-nos erros de funcionamento desta plataforma informática.

Para mais informações visite "O Meu Eco-Sistema".




Concurso “Trócaire Box” para Crianças


Com o concurso pretende-se incentivar as crianças do ensino primário a criar uma caixa que tem como principal objetivo captar recursos durante a Quaresma. Para isso poderão concorrer com uma imagem, um slogan, um poema ou uma reflexão.

Para participar:
• Os trabalhos devem ser apresentados por grupos
• As imagens devem ser apresentadas na vertical com as dimensões 420mm A3 (h) x 297mm (w).
• Os projetos digitais devem ser entregues no formato jpg, edf ou eps com alta resolução;
• A data limite para a entrega dos trabalhos é 27 de abril, 2012
• Morado para onde podem ser enviados os trabalhos: Trócaire Concurso Caixa, Trócaire, Maynooth, Co. Kildare.

O trabalho vencedor será enviado para 1 milhão de escolas, casas e igrejas durante a Quaresma 2013!

Para mais informações: http://www.trocaire.org/resources/trocaire-box-competition | 01 505 3200 | mboyce@trocaire.ie




Dia Europeu da Internet Segura


Comemora-se no dia 7 de Fevereiro
 o Dia Europeu da Internet Segura. O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. vai promover sessões tecnológicas, com o tema “Aproximar Gerações”, dirigidas a crianças, jovens, adultos e comunidade em geral. Pretende, assim, incentivar as famílias a trabalhar na descoberta segura do mundo digital.

As sessões decorrem entre as 10 e as 17 horas nas Lojas Ponto JÁ, mediante inscrição a efectuar até dia 3 de Fevereiro.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.




Lançamento do Jogo Electrónico “Energy for Life”


A Oikos vai apresentar à comunidade o jogo electrónico produzido no âmbito do projeto de educação para a cidadania global denominado “Energy for Life”, no dia 9 de Fevereiro, pelas 18:30 horas, nos Fórum Telecom (anfiteatros I e II).
Para mais informações, clique aqui.




Campanhas OXFAM


A OXFAM é uma confederação internacional composta por 15 organizações que trabalham, em rede, em 90 países.
Têm sido várias as campanhas lançadas por esta confederação com o objectivo de encontrar respostas que contribuam para a redução da pobreza e da injustiça, envolvendo e “empoderando” as comunidades para que sejam capazes de tomar decisões que influenciam a sua qualidade de vida.

Saiba como pode ajudar, associando-se às campanhas que a OXFAM promove em: http://www.oxfam.org/campaigns




II Jornadas de Educação para o Desenvolvimento


No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, a sua Comissão de Acompanhamento está a organizar a segunda edição das Jornadas de Educação para o Desenvolvimento com o tema “Educação para o Desenvolvimento nas Escolas” a realizar no dia 21 de Janeiro, pelas 9 horas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.




2011




Microcrédito Millennium bcp Premeia Ideia de Negocio de Portador de Deficiência


No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Microcrédito do Millennium bcp vai apoiar com 5.000 euros a concretização de uma ideia de negócio, que seja exequível, a ser apresentada por pessoa portadora de deficiência e que não tenha acesso ao crédito bancário. O projecto vencedor terá o apoio da equipa Microcrédito Millennium bcp para desenvolver e implementar a sua ideia de negócio, podendo, ainda, dispor de uma linha de financiamento complementar concedido ao abrigo das regras Microcrédito Millennium bcp.

Condições de adesão: • Seja portador de uma deficiência elegível (apresentação de Certificado Multiuso ou Atestado de Incapacidade);
• Apresente uma proposta de negócio;
• Demonstre iniciativa, perseverança e conhecimentos técnicos específicos para concretizar a implementação do negócio;
• Respeite as condições de contra-garantias exigidas no âmbito do Microcrédito do Millennium bcp.

Candidatura Para formalizar a candidatura, deve ser preenchido o formulário da campanha disponível em millenniumbcp.pt e enviado até dia 29 de Fevereiro de 2012.

Para mais informações em www.millenniumbcp.pt | microcrédito@millenniumbcp.pt |707 500 075 | em qualquer sucursal Millennium bcp




Fazer a Diferença no Mundo: Os Europeus e o Futuro do Apoio ao Desenvolvimento


Se dúvidas existissem sobre o que os Europeus pensam sobre a Ajuda ao Desenvolvimento, os resultados do último Eurobarómetro "MAKING A DIFFERENCE IN THE WORLD: EUROPEANS AND THE FUTURE OF DEVELOPEMTN AID" dissipam-nas.

84% dos inquiridos apoiam a Ajuda ao Desenvolvimento em todo o mundo a fim de ajudar as pessoas em situação de pobreza. Para o Comissário responsável pelo Desenvolvimento, Andris Piebalgs, "Os Europeus estão a enviar uma mensagem clara aos políticos da UE e dos países terceiros: mesmo em tempos de crise económica, os Europeus continuam firmemente empenhados em apoiar os outros a sair da pobreza".
Aliás 62% dos cidadãos são a favor de aumentar a Ajuda ao Desenvolvimento, pelo menos para 0,7% do RNB da UE até 2015, como firmado na Cimeira do Desenvolvimento em 2000.
Mais uma vez, a Coerência das Políticas para o Desenvolvimento sai reforçada através deste inquérito, com 80% dos inquiridos a defender a ligação do desenvolvimento com outras políticas da UE, como a migração e o comércio.

De sublinhar que, é entre os jovens, camada da população mais afectada pela crise económica e financeira actual (como demonstrado pelos elevados níveis de desemprego) que os níveis de apoio à política de desenvolvimento se revelaram mais fortes.

Quando o país se depara com um cenário de recessão económica, a resposta dos portugueses a este Eurobarómetro é reveladora da sua lucidez: 62% dos inquiridos [PT] reconhece a importância de se apoiarem os países em desenvolvimento; 26% considera que isso é de extrema importância. O número que considera que tal não é importante desce para os 10%.

Numa altura que os números estão mais do que nunca em cima da mesa, estes números devem ser evidenciados quando se fala em redução da Ajuda Pública ao Desenvolvimento sob pretexto da actual crise económica e financeira. Mais do que nunca os cidadãos europeus mostram que sabem qual o seu papel na defesa de uma Política de desenvolvimento coerente e eficaz.

(Newsletter Coerência.pt – Notícias, Nº 11 - 13, Outubro a Dezembro 2011, p.3)



O Desenvolvimento é uma Responsabilidade partilhada. Qual vai ser o seu papel?


Faça ouvir a sua voz! Promova a luta contra a pobreza e apoie as políticas de Educação e Cooperação para o Desenvolvimento. Como? É Fácil!

:: Envie um postal a um deputado/eurodeputado: Escolha um tema [Migrações, Pescas, Agricultura, Ambiente, etc] copie a imagem e o texto para o e-mail e envie aos deputados nacionais e/ou aos nossos deputados ao Parlamento Europeu.

:: Divulgue o spot e os micro filmes: Assista e partilhe com o seus contactos os filmes Acontece :: Agricultura :: Ambiente
:: Conecte-se no facebook: Queremos as suas ideias, sugestões e comentários!

Não queremos apenas que veja as nossas acções, queremos que faça parte delas. Não queremos só o seu like, queremos a sua atenção e participação em Políticas de Desenvolvimento coerentes e eficazes.

Junte-se a nós por um Mundo mais Justo, Coerente e Sustentável no nosso Facebook.
:: Faça das nossas imagens o seu wallpaper: Alie o poder das imagens à força das palavras. Faça das nossas imagens o seu WallPaper!

(Newsletter Coerência.pt – Notícias, Nº 11 - 13, Outubro a Dezembro 2011, p.9)




Feiro do Livro do Desenvolvimento


Já abriu, no dia 5 de Dezembro, a Feira do Livro do Desenvolvimento. Esta iniciativa reúne mais de 120 publicações dedicadas a diferentes temas de desenvolvimento e decorrerá até ao próximo dia 10 de Dezembro, das 15h às 19h, nas instalações do CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, na Rua Tomás Ribeiro, nº 9 (perto da estação de metro de Picoas).




Lançamento do “Manual de Cooperação para o Desenvolvimento”


É no dia 20 de Dezembro, na Sala dos Espelhos, Palácio da Foz (Praça dos Restauradores), pelas 17:30 horas que vai ser lançado o “Manual de Cooperação para o Desenvolvimento” de Luís Carvalho Rodrigues, José França Martins e Tiago de Matos Fernandes.



Prémios Mais & Melhor Voluntariado - Loures 2011


No dia 6 de Dezembro, pelas 11 horas, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, vão ser conhecidos os vencedores dos Prémios Mais & Melhor Voluntariado.
A iniciativa da Câmara Municipal de Loures pretende distinguir os melhores projetos e boas práticas de voluntariado e as organizações do concelho que os promovem, neste Ano Europeu do Voluntariado.




"Millennium Development Goals – Move, Develop, Gain you(th)"


A Associação Cidadania Viva (ACV) convida a participar no "Millennium Development Goals – Move, Develop, Gain you(th)". Este intercâmbio realiza-se de 4 a 11 de Dezembro, em Lisboa, e conta com a participação de Itália, Roménia, Estónia, Suécia, Espanha e Lituânia.

Mais informações em http://www.site-acv.org/



VII Encontro de Ex-voluntários Europeus


A Associação Nacional de Ex-Voluntários Europeus (ANEVE), em parceria com a Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção, organiza o VII Encontro de Ex-voluntários Europeus, de 3 a 5 de Dezembro em Coimbra.

Mais informações em http://www.aneve.pt/index.asp


Semana de Educação Global até dia 20 de Novembro de 2011


Surge com esta semana dedicada à Educação Global, a maior comunidade online da Juventude. Esta tem como objectivo capacitar os jovens para compreenderem e agirem sobre os grandes desafios do mundo.

Para mais informações, consultar o seguinte endereço: http://www.coe.int/t/dg4/nscentre/GE/GEW/GEW2011_LINKS_en.asp#TopOfPage



FINANCIEM O FUTURO - Campanha Global pela Educação


No próximo dia 8 de Novembro, a Parceria Global para a Educação e os seus parceiros, entre os quais a Global Campaign for Education (Campanha Global pela Educação), irão mobilizar recursos e compromissos políticos para apoiar o investimento na Educação para o período de 2011-2014, com o objectivo de se atingirem resultados concretos no acesso a uma educação de qualidade para todas as crianças.

Estarão reunidos, em Copenhaga, Ministros e outros representantes políticos de países doadores e de países em desenvolvimento, representantes das principais agências das Nações Unidas, CEOs de empresas e fundações, representantes de organizações da sociedade civil, sindicatos do mundo educativo e representantes dos bancos de desenvolvimento. São esperados mais de 200 participantes, de mais de 40 países de seis continentes.

O objectivo deste evento é conseguir compromissos de financiamento na ordem de 2.5 mil milhões de dólares no total para que, através da Parceria Global para a Educação, sejam providenciados globalmente 50 milhões de novos manuais escolares, para sejam formados cerca de 600 mil professores/as e para que se consiga que mais 25 milhões de crianças possam ir à escola.

Os participantes são ainda convidados a contribuírem com os seus recursos para o objectivo de se criar um fundo de 5.5 mil milhões de dólares adicionais para financiar a educação básica nos países com menor rendimento.

A Campanha Global pela Educação, em Portugal, apela à vossa acção enquanto cidadãos globais - participem na campanha internacional "Fund the Future - Education Rights Now".




Ensaio Geral – "Du Don de Soi" – Apoia a Liga Portuguesa Contra a Sida


Ao fazer um donativo a partir de 15 euros à Liga Portuguesa Contra a Sida, a Companhia Nacional de Bailado oferece um bilhete para assistir ao Ensaio Geral do espectáculo “Du Don de Soi”, a decorrer no dia 26 de Outubro, pelas 21 horas, no Teatro Camões, em Lisboa.

Mais informações no seguinte endereço: http://www.cnb.pt/gca/index.php?id=982 ou através dos números 213 479 376; 91 150 00 72; 91 727 02 08
ou através do e-mail info@ligacontrasida.org.



Oikos Organiza Exposição “Artistas Solidários”


Até a 11 de Novembro, estarão em exposição no Grémio Literário, em Lisboa, obras de cerca de quarenta "Artistas Solidários" que estão a colaborar com a Oikos, numa grande acção de angariação de fundos para os seus projectos humanitários e de cooperação.

Alfredo Luz, Gustavo Fernandes, João Figueiredo, João Noutel, Joaquim Baltazar, Paulo Ossião e Roberto Chichorro são alguns dos artistas representados nesta exposição colectiva de arte solidária.

Todas as obras foram doadas à Oikos pelos artistas plásticos e poderão ser adquiridas no Grémio Literário, pelo montante previamente estipulado pelos artistas.

A exposição estará patente de 20 de Outubro a 11 de Novembro das 10h às 21h, com entrada gratuita.




“The London International Human Rights Congress - Immigration & Integration in an Age of Austerity: Challenges and Opportunities"


Estão abertas as inscrições para o “London International Human Rights Congress - Immigration & Integration in an Age of Austerity: Challenges and Opportunities" a realizar entre 22 e 25 de Novembro, em Londres.

Esta edição tem como objectivo reflectir sobre os Direitos Humanos, especialmente sobre Imigração e a Integração.

Destinatários: Políticos; profissionais da sociedade civil; estudantes; jornalistas; representantes diplomáticos.

Mais informações e inscrições no seguinte endereço: http://www.culturaldiplomacy.org/gphr/index.php?en_bihrc-2011_application-form



Curso de Especialização: Multiculturalismo, Diversidade Cultural e Dialogo Intercultural


A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa vai realizar, no dia 25 de Outubro, o curso sobre Multiculturalismo, Diversidade Cultural e Dialogo Intercultural.
O curso tem entrada livre, mas os interessados devem fazer a sua inscrição até 24 de Outubro no Secretariado do Centro de Excelência ou através da ficha de inscrição online.

Programa disponível em: http://excelencia.campus.ul.pt/teste/proximas-actividades/multiculturalismo-diversidade-cultural-e-dialogo-intercultural/programa

Para mais informações e inscrições: excelencia@ul.pt ou através do 217977634 ou 217984603 (fax)




Apresentação Spot Acontece - Instituto Marquês do Valle Flôr


No dia 16 de Outubro, pelas 17 horas, no Teatro Mário Viegas, o Instituto Marquês do Valle Flôr lança, em parceria com a FullSix Portugal, o spot Acontece que pretende sensibilizar os decisores políticos, técnicos ministeriais e sociedade civil para a importância de se cumprir os compromissos assumidos para a erradicação da pobreza mundial.

À antestreia do spot seguir-se-á um debate sobre os Desafios do Desenvolvimento que contará com a presença da deputada da Assembleia da República, Mónica Ferro e do eurodeputado, João Ferreira, a quem será atribuído o prémio de "Embaixador do Desenvolvimento" pelo seu papel na promoção de políticas europeias mais justas e coerentes.

Mais informações, aqui.




Palestras "As Desigualdades Sociais em Portugal"


“As Desigualdades Sociais em Portugal”, com Carlos Farinha, é o tema do ciclo de palestras, inserido na semana pelo combate à pobreza e a exclusão social, que decorre no dia 21 de Outubro, pelas 15 horas, no Espaço Santa Casa, Rua do Carmo, Lisboa.

Mais informações em: http://pelocombatepobreza.blogspot.com/



4ª Edição do Festival GreenfestO festival Greenfest, que já vai para a quarta edição, arranca já no dia 28 de Setembro com conferências e workshops sobre o consumo responsável, alterações climáticas e entre outros.
Este festival é o maior evento de sustentabilidade do país, que pretende celebrar o que de melhor se faz ao nível económico, social e ambiental. Neste sentido, junta no mesmo espaço empresas e cidadãos que se preocupam com o futuro. As empresas têm, ainda, a oportunidade de divulgarem tendências responsáveis e de estabelecerem parcerias comerciais entre stakeholders.
Mais informações sobre a programação, aqui.




Liga Contra a Sida promove o encontro ConViver com Segurança e Prazer - 29 SETEMBRO
no Auditório Montepio Geral



Programa:
-ConViver com Segurança e Prazer;
-Sexualidade e VIH/SIDA;
-Prevenção na Idade Maior;

Para mais informações consulte:

Blog: http://ligacontrasida.blogspot.com/2011/09/encontro-conviver-com-seguranca-e.html
Site: http://www.ligacontrasida.org/



AIDGLOBAL Unida “Por um Objectivo”


A AIDGLOBAL, membro da Plataforma Portuguesa das ONGD desde 2006, tem o prazer de se juntar à campanha “Por um Objectivo” que reúne oito bandas que dão voz aos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definidos pelas Nações Unidas.

A campanha que se prolonga por oito semanas reúne os Orelha Negra, Moonspell, Souls of Fire, Noiserv, João Só e os Abandonados, Easyway, Humble e Nu Soul Family para, através da música, alertar os jovens para as questões humanitárias e de desenvolvimento, em particular, para os ODM.

A par desta campanha decorre também um passatempo que consiste em incentivar os jovens a adivinharem a que Objectivo se dedica a música de cada banda.

Saiba mais sobre o projecto aqui.




Dia Mundial do refugiado


O Conselho Português para os Refugiados convida todos os interessados a participarem nas comemorações do Dia Mundial do Refugiado, 20 de Junho de 2011, integradas nas celebrações do 20.º aniversário do CPR:

PROGRAMA
- CONCENTRAÇÃO DOS CHAPÉUS-DE-CHUVA | 12H00
“Proteger os refugiados” no Largo de S. Domingos, no Rossio, em Lisboa, com a presença dos Kumpania Algazarra

- SARAU DO DIA MUNDIAL DO REFUGIADO | 21H00
No Auditório Ângelo Vidal D’Almeida Ribeiro, no CAR*, com actuações do RefugiActo, José Mário Branco & Pedro Branco, Chullage e Flor de Lis.

Inscrições:
Através dos contactos 218 314 372 ou o 219 943 431
ou por e-mail monica.frechaut@cpr.pt até ao dia 17 de Junho

Para mais informações, visite www.cpr.pt/dmr




A AIDGLOBAL participou na Conferência "Cidadão do Mundo" Promovida pela AJEC e pelo IPJ no âmbito do projecto "Jovens do Milénio"


Estudantes e Professores em Conferência “Cidadão do Mundo”


A Assembleia Juvenil de Estudos e Comunicação (AJEC) e Instituto Português da Juventude (IPJ), no âmbito do projecto “Os Jovens do Milénio”, realizaram, no dia 12 de Maio, a conferência “Cidadão do Mundo”, dedicada a estudantes do ensino secundário e professores. Dos vários oradores presentes, a AIDGLOBAL fez-se representar pela sua gestora de projectos e formadora, Cátia Sequeira.

Foram vários os estudantes que se reuniram, lotando a sala da Delegação Regional do IPJ, para ouvir o assistente social da AMI, João Batista, o Bogdan Bodyanchuk, participante nos projectos da AJEC e Cátia Sequeira da AIDGLOBAL. Numa conversa moderada por Ricardo Silva, coordenador de projectos da AJEC, cada membro teve a oportunidade de apresentar a sua organização e responder às várias questões relacionadas com as oportunidades de voluntariado, o papel das ONGD na sociedade e as suas formas de financiamento.

Para além das dúvidas esclarecidas, Cátia Sequeira aproveitou o momento para sensibilizar os participantes para as particularidades e o respeito pelo outro no mundo.




Semana de Acção Global pela Educação:Desafio para as Férias da Páscoa


Estamos quase a chegar à Semana de Acção Global pela Educação, mas, antes disso, chegam as merecidas férias da Páscoa!

Gostaríamos de vos lançar o desafio de convidarem os/as vossos/as alunos/as para, durante as suas férias, procurarem na sua comunidade histórias de raparigas e mulheres cujo percurso de vida seja inspirador e que sejam exemplo do poder que a educação tem para transformar vidas.

As histórias poderão ser lidas durante a Semana de Acção, na acção principal “A Grande História”, e enviadas para campanha.global.educacao@gmail.com, até ao dia 29 de Abril, para que possamos partilhá-las com todos/as os/as participantes, em Portugal e no mundo inteiro!

Neste momento, estão já disponíveis, no sítio da Internet da CGE, diversas histórias e vídeos que poderão servir de ponto de partida para uma reflexão/discussão sobre os desafios globais enfrentados particularmente pelas raparigas e mulheres em países em desenvolvimento, e não só, e sobre o papel que a educação teve/tem na transformação das suas vidas.

Disponibilizamos, ainda, um modelo de convite para “A Grande História”, que poderão utilizar e adaptar conforme os vossos planos para a Semana de Acção.

Na próxima semana, serão enviados por correio os folhetos e cartazes solicitados, assim como um CD com os materiais de apoio (também disponíveis online).

Caso ainda não tenham solicitado os folhetos e cartazes, poderão fazê-lo até ao dia 11 de Abril, enviando um email com o número de exemplares pretendido e dados do destinatário (nome, morada completa) para: campanha.global.educacao@gmail.com (envio de folhetos e cartazes sujeito às quantidades disponíveis).

O Manifesto da Semana de Acção de 2011, que contém o posicionamento da CGE a ser apresentado aos representantes políticos, será disponibilizado no final de Abril. Os/as participantes serão convidados/as a adicionar a sua voz, escrevendo as suas mensagens aos políticos em cartões simbólicos, que disponibilizaremos na mesma altura. O Manifesto e os cartões, assim como um descritivo sobre as acções desenvolvidas durante a Semana de Acção, serão posteriormente entregues aos nossos/as representantes políticos/as.




Ciclo de Conferências promovido pelo Núcleo Jovem da SEDES


Vai-se realizar um Ciclo de Conferências promovido pelo Núcleo Jovem da SEDES, a ter lugar de 24 de Março a Outubro 2011, com o tema geral: GERAÇÕES DE FUTURO

Quinzenalmente às Quintas-Feiras, entre as 21h00 - 22h30 - Auditório da SEDES - Rua Duque Palmela n.º 2 - 4º Dto, em Lisboa

Convidamo-lo a estar presente na primeira Conferência:

24 de Março - " A SOCIEDADE CIVIL QUE TEMOS E QUE QUEREMOS? "

Orador: Marcelo Rebelo de Sousa
Moderador: Luís Campos e Cunha


Nota: de forma a reservar na sua agenda, anunciamos as datas e os temas das próximas sessões, divulgando oportunamente e de forma atempada os oradores convidados, sessão a sessão.

14 de Abril - A ESQUERDA E DIREITA EM PORTUGAL

28 de Abril - MENOS ESTADO OU MAIS ESTADO

17 de Maio - REORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

26 de Maio - PORTUGAL DE FUTURO

2 de Junho - EDUCAÇÃO O PILAR DE UMA SOCIEDADE

16 de Junho - QUAL O PAPEL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL HOJE?

23 de Junho - ECONOMIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

7 de Julho - NOVAS TECNOLOGIAS E GLOBALIZAÇÃO

14 de Julho - O PAPEL DA EUROPA

21 de Julho - A ECONOMIA, ESTADO SOCIAL E O FINANCIAMENTO DAS SOCIEDADES OCIDENTAIS

5 de Setembro - A CULTURA EM PORTUGAL

15 de Setembro - POLÍTICA EXTERNA PORTUGUESA

29 de Setembro - JUVENTUDE - MOTOR DA MUDANÇA E DINÂMICA DO PAÍS

OUTUBRO ( data a indicar) - SESSÃO DE ENCERRAMENTO - tema a anunciar




Encontro Nacional - Reflexão para a Acção: Rumo ao Emprego Jovem


1 a 3 de Abril - Almada

O Encontro Nacional - Reflexão para a Acção: Rumo ao Emprego Jovem concluirá a realização de 5 encontros regionais que decorreram, entre Janeiro e Fevereiro de 2011, em Aveiro, Viana do Castelo, Faro, Região Autónoma dos Açores e da Madeira.

Encontros de um dia, para 30 a 40 participantes, facilitados por membros da Bolsa de Formadores/as do CNJ, através da aplicação de metodologias da Educação Não-Formal, a utilizar também entre o dia 1 e 3 de Abril, para envolver os líderes juvenis, jovens interessados/as no tema, decisores/as público/as e políticos/as, técnicos/as na área da juventude,especialistas, stakeholders relevantes no debate de medidas concretas com vista à fomentação do emprego jovem.

O alojamento e a alimentação são assegurados pela organização, havendo ajuda de custos para as deslocações.


Programa:


Sexta-feira, 1 de Abril

A Partir das 16h Recepção dos/as Participantes
18h00 Sessão de Abertura
18h30 Key Note Speach sobre “Emprego Jovem - de que falamos, estado da arte nacional e europeu, que desafios?”
19h30 Diálogo Estruturado e Enquadramento/Objectivos do Encontro
20h00 Jantar (oferecido aos/às participantes)
21h30 Apresentação dos/as Participantes e Expectativas
22h30 Exposição “Emprego Jovem em Números” e partilha de informações sobre realidades locais.
23h Fim do dia/Convívio

Sábado 2 de Abril

09h30 Mesa Redonda “Jovens e Mercado de Trabalho: Dificuldades, Potencialidades e Desafios”
11h30 Pausa
11h50 Grupos de Trabalho (16 a 18 participantes em cada Grupo)
13h00 Almoço (oferecido aos/às participantes)
14h30 Grupos de Trabalho
16h45 Pausa
17h10 Grupos de Trabalho
19h30 Fim dos Grupos de Trabalho
20h00 Jantar (oferecido aos/às participantes)
21h30 Boas Práticas Nacionais e Europeias – Brainstorming e Opinion Square
22h45 Fim das Boas Práticas
A partir das 22h45 Convívio

Domingo 3 de Abril

09h30 Grupos de trabalho – Revisão da “declaração” final proposta pelos/as relatores/as
10h15 Sessão plenária sobre Youth Work – Trabalho socioeducativo com e em prol dos/as jovens
11h15 Intervalo
11h 30 Apresentação de contributos dos Grupos
12h10 Comentários de convidados presentes
13h00 Sessão de encerramento
13h30 Almoço (oferecido aos/às participantes)
A partir das 14h Partida de Participantes


INSCRIÇÃO GRATUITA E ATÉ AO DIA 27 DE MARÇO DE 2011.

ENTREGA DE CERTIFICADO!



Para mais informações/inscrições:

http://www.empregojovem.pt.vu/

geral@cnj.pt




Prémio do Desenvolvimento


O IPAD, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento I.P., lança um premio a nível nacional com vista a promover o pensamento criativo, estimular propostas e apoiar desafios nas áreas da cooperação portuguesa para o desenvolvimento.

Este ano gostávamos de lhe propor um desafio: a criação de um projeto de cartaz original subordinado ao tema "Os Desafios do Desenvolvimento".

Cada candidatura deve escolher um dos seguintes subtemas (pesquisar o seu conteúdo e encontrar a sua relevância):
Sustentabilidade ambiental;
Desenvolvimento económico e recursos financeiros;
Aumento da esperança de vida materno-infantil;

O cartaz vencedor do “Premio do Desenvolvimento” levará o seu autor a um país onde se realizam projetos da Cooperação Portuguesa, numa oportunidade de ficar a conhecer de perto o apoio de Portugal aos países em desenvolvimento.

Para mais informação consultar o site do IPAD I.P. www.ipad.mne.gov.pt onde está disponível o regulamento e o formulário de candidatura, ou enviar email para infopdd2011@helpimages.org




Sessão de Apresentação de Materiais sobre o Diálogo Inter-Religioso
Centro Nacional de Apoio ao Imigrante de Lisboa


10 de Março de 2011, 14h30 – 16h30

17h00 – 17h15: Recepção e Boas-Vindas / Actuação do Coro do ACIDI, IP.

17h15 – 17h30: Sessão de Abertura.

Algumas propostas para pensar sobre Diálogo Inter-religioso.
Rosário Farmhouse - Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP

17h30 – 18h15: Apresentação do Módulo da Bolsa de Formadores sobre Diálogo Inter-religioso e seus materiais de apoio.
Filomena Cassis - Coordenadora do Departamento de Apoio ao Associativsmo e Diálogo Intercultural – Entreculturas do ACIDI, IP
Filipe Avillez - Bolsa de Formadores do ACIDI, IP

18h15 – 19h00: Comentários e Debate
Joaquim Franco - SIC


R.S.F.F. ACIDI, IP Tel: 218 106 100
E-mail: dialogointerreligioso@acidi.gov.pt
A/C Cristina Gomes




Loures - Celebração do Mês da Juventude


Ao longo de Março terão lugar, no concelho de Loures, cerca de 65 iniciativas entre as quais se destacam os concertos Optimus Discos, workshops de culinária, maquilhagem, fotografia ou percussão, cafés-concerto, mostras de artesanato urbano, entre outros eventos.

Programa

Março 2011

4
Conselho Municipal de Juventude
Palácio da Mitra (Palácio dos Arcebispos) – Santo Antão do Tojal | 20h30
Veja aqui a notícia

5
Mostra de Artesanato Urbano “Jovens & Artes”
Parque da Cidade – Loures| Espaço frente à Loja Ponto Já | 10h às 17h
Veja aqui a notícia

11
Torneio PlayStation GAJ
Espaço Internet da Bobadela | 10h às 12h e das 14h às 17h
Sessão de Sensibilização ♠
“Mutilação Genital Feminina” (organizado por Divisão de Igualdade e Cidadania)
Biblioteca Municipal José Saramago | 15h às 17h
Sessão de Sensibilização ♠
“Sexualidade” (organizado por Divisão de Inovação Social e Promoção da Saúde)
GAJ de Sacavém | 15h

12
Concertos Optimus Discos ♫
Richie Campbell
Um nome incontornável do reggae nacional, numa viagem musical que abarca soul e dancehall.
Pavilhão de Macau | 22h
Workshop ♠
Culinária para Seduzir
Workshop sobre noções básicas de cozinha para jovens
Sete Casas, Loures | 9h30 às 13h30
Ponto de Encontro: Loja Ponto Já (Parque da Cidade, Loures). Transporte para o local.
Mexe-te no Parque ☻
Desporto no Parque da Cidade: futebol de rua, voleibol, passeios de bicicleta e badmington.
15h às 18h
Mostra de Artesanato Urbano “Jovens & Artes”
Espaço frente à Loja Ponto Já | 10h às 17h

13
Game Day
Actividade de livre acesso a todos os jovens e sem limite de participação. Todos vão poder usufruir das consolas PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii, e viver as emoções de um simulador.
Pavilhão Paz e Amizade, Loures | 15h às 23h

14
Workshop ♠
Acordar para a escrita, à volta do Novo Acordo Ortográfico
Dar a conhecer as alterações introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico na grafia da Língua Portuguesa.
Espaço Internet de Camarate | 15h às 17h
Workshop de Percussão “Eclodir Azul”
EB1JI Infantado | 10h às 13h e 14h às 17h30

15
Torneio PlayStation GAJ
GAJ de Santo António dos Cavaleiros | 10h às 12h e das 14h às 17h

16
Torneio PlayStation GAJ
GAJ de Sacavém | 10h às 12h e das 14h às 17h
Projecto Rugby nas Escolas
Parque da Cidade | 14h

17
Noite na Galeria
Concerto – Shivan e Gárgula
Energia e rock musculado num cenário a condizer.
Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe | 21h30
Teatro “O Fantasma de Canterville”, de Óscar Wilde
Grupo de Teatro da EB23 Alto do Moinho
A história de um fantasma que habita um castelo aterrorizando sucessivas gerações.
Cinema dos BV Loures | 15h
Sessão de Sensibilização ♠
“Uso e Abuso de Dependências” (organizado por Divisão de Inovação Social e Promoção da Saúde)
Espaço Internet da Bobadela | 15h
Sessão de Sensibilização ♠
Navegar na Internet com Segurança
Acção que pretende alertar os jovens para perigos que podem ter origem através da utilização indevida da internet.
Espaço Internet de Camarate | 10h

18
DJ Contest ♣
Evento produzido pela Associação Juvenil THE OF PROD. Uma oportunidade aos jovens para mostrarem as suas apetências como DJ, numa competição em que os vencedores serão votados pelo público presente e por um júri.
Pavilhão de Macau | 21h30 às 2h
Workshop ♠
Acordar para a escrita, à volta do Novo Acordo Ortográfico
Espaço Internet da Bobadela | 15h às 17h
Workshop de Percussão “Eclodir Azul”
EB1JI Loures | 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Sessões de Cinema
Há Cinema no Espaço
Ciclo de cinema
Espaço Internet de Camarate | 10h

19
Concertos Optimus Discos ♫
Triplet
Punk-Rock com muita energia e uma atitude “partying like a rockstar”.
Pavilhão de Macau | 22h
Lançamento da Mostra de Música Moderna e apresentação das respectivas normas de participação e prazos de candidatura
Workshop de Fotografia Digital ♠
Fotografia com Grande Pinta
Espaço Internet Camarate | 14h30 às 17h30
Espectáculo do Espaço AGITA
Sala Multiusos do Castelo de Pirescouxe | 19h
Apresentação das actividades do Centro de Artes Espaço Agita – Música, teatro e dança
Mostra de Artesanato Urbano “Jovens & Artes”
Espaço frente à Loja Ponto Já | 10h às 17h
Percurso Pedestre
Trilho das Antas e dos Fortins
“Caminhando com a História”
Montachique | 9h às 15h
Demonstração “Eclodir Azul”
Pavilhão de Macau | 14h às 18h
Mexe-te no Parque ☻
Desporto no Parque da Cidade | 15h às 18h

20
Evento Desportivo
Geocaching
“À procura dos Franciscanos e outros personagens na Quinta do Conventinho”.
Passatempo de ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite, GPS, para encontrar uma cache. Um encontro de "geocaching" aberto a todos os "geocachers".
Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho | 15h às 16h
Demonstração “Eclodir Azul”
Pavilhão de Macau | 14h às 18h
Mexe-te no Parque ☻
Desporto no Parque da Cidade | 10h às 13h

21 Dia Mundial da Poesia
Café Poesia "Provocatório"
Bruno Pestana, declamação e Sérgio Duarte, guitarra (Artessetra)
Biblioteca Municipal José Saramago | 21h30
Sessão de Sensibilização ♠
“Higiene Corporal” (organizado por Divisão de Inovação Social e Promoção da Saúde)
GAJ Santo António dos Cavaleiros | 15h

22
Sessão de Sensibilização ♠
Navegar na Internet com Segurança
Acção que pretende alertar os jovens para perigos que podem ter origem através da utilização indevida da internet.
Espaço Internet de Camarate | 15h20

23
Workshop ♠
Percussão – “Ritmos e Sons”
Pedro Marques (percussionista dos Flor-de-Lis)
Casa Cultura de Sacavém | 15h às 17h
Sessões de Cinema
Há Cinema no Espaço
Ciclo de cinema
Espaço Internet de Camarate | 14h15

24 Dia do Estudante
Noite na Galeria ♫
Teatro “A Rosa ou Quem é a Cabra”
Abertura: Eclodir Azul
A peça “A Rosa ou Quem é a Cabra”, integra-se no registo do café concerto. Um musical burlesco que recupera o tom do cabaret numa reinterpretação moderna.
Galeria Municipal Vieira da Silva | 21h30
Sessões debate nas escolas
“Filmes Pensados”
Ciclo de sessões nas escolas secundárias de Loures, subordinado aos temas da xenofobia, violência doméstica e violência no namoro, e “Diálogo e compreensão mútuos”.
Escola Secundária de Camarate | 15h20 às 16h50
Escola Secundária da Portela | 15h40 às 17h10
Sessão de Sensibilização ♠
Navegar na Internet com Segurança
GAJ Santo António dos Cavaleiros | 10h15

25
Concerto de Solidariedade
Academia de Música de Santa Cecília
Coro e Orquestra da Academia de Música Santa Cecília
Entrada: 1 kg de alimentos não perecíveis (ex.: arroz, feijão, cereais, bolachas, farinha, açúcar, ...)
Pavilhão Paz e Amizade | 21h30
Sessões debate nas escolas
“Filmes Pensados”
Escola Secundária José Cardoso Pires | 12h15 às 13h15
IPTrans | 15h15 às 16h45
Sessão de Sensibilização ♠
“Voluntariado” (organizado por Divisão de Igualdade e Cidadania)
GAJ de Santo António dos Cavaleiros | 15h
Sessões de Cinema
Há Cinema no Espaço
Ciclo de cinema
Espaço Internet de Camarate | 9h00

26
Concerto ♫
Fora da Bóia
Vencedores da última edição do Levi’s Unfamous Music Awards
Pavilhão de Macau | 22h00
Workshop ♠
Maquilhagem – M.A.C. Cosmetics
Pavilhão de Macau | 14h30 às 17h30
Mostra de Artesanato Urbano “Jovens & Artes”
Espaço frente à Loja Ponto Já | 10h às 17h
Diverte-te experimentando o tiro com arco ☻
Belavista Aventura
Parque Urbano de Santa Iria de Azóia | 10h às 12h30
Demonstração de Capoeira
Demonstração de capoeira pela Associação Portuguesa de Capoeira
Parque da Cidade | 15h às 17h
Mexe-te no Parque ☻
Desporto no Parque da Cidade | 15h às 18h
Torneio de Futebol e Basquetebol
Juventude Mariana Vicentina
Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB23 Alto do Moinho – Catujal | 14h00 às 18h00

27 Dia Mundial do Teatro
Actividades de Ar Livre
“Montachique Aventura”
BTT, Caminhadas e Multiactividades
Parque Municipal de Cabeço de Montachique | 10h às 13h
Workshop ☻
“Celebrate ACTin” – Espectáculo de Dança e Workshop de Hip Hop
Espectáculo feito e realizado pelos alunos e professores da Academia ACTin. Fusão de hip hop, fusion, contemporâneo e jazz. O público é convidado a fazer parte do espectáculo.
Terreiro em frente ao Pavilhão de Macau | 16h às 17h
Teatro “Destino 3080”
Grupo de Teatro “Turma das Cores”
Uma viagem ao futuro para reencontrar as boas vibrações da música dos anos 80.
Auditório da JF de Bucelas | 15h
Torneio de Futebol e Basquetebol
Juventude Mariana Vicentina
Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB23 Alto do Moinho – Catujal | 12h00 às 18h00

28 Dia Nacional da Juventude
Café Concerto
Planeta Fluffen
Sexteto de humoristas, argumentistas, guionistas e trapezistas. Humor musical e boa-disposição para todas as idades. Não aconselhável a pessoas mal-encaradas.
Biblioteca Municipal José Saramago | 21h30
Sessões debate nas escolas
“Filmes Pensados”
Escola Secundária de Sacavém | 10h às 11h30
Sessão de Sensibilização ♠
Navegar na Internet com Segurança
Acção que pretende alertar os jovens para perigos que podem ter origem através da utilização indevida da internet.
GAJ de Santo António dos Cavaleiros | 10h15

29
Teatro “Erasmus” – Criação colectiva
Grupo de Teatro “Professor António Moço”, ES de Camarate
Paródia bem disposta sobre as venturas e desventuras de jovens de países diferentes.
Espaço Internet de Camarate | 18h30
Sessões debate nas escolas
“Filmes Pensados”
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo | 9h às 10h30
Escola Secundária de São João da Talha | 13h30 às 15h
Sessões de Cinema
Há Cinema no Espaço
Ciclo de cinema
Espaço Internet de Camarate | 11h45

30
À Conversa com… Pedro Miguel Cruz
Ciência e Criatividade
Palestra a cargo de Pedro Miguel Cruz, recentemente distinguido no SIGGRAPH, um dos maiores eventos mundiais de Artes Gráficas e Design e, que recebeu em Portugal o prémio Seeds of Science Junior, atribuído pelo programa “Ciência Hoje.”
Museu de Cerâmica Sacavém | 17h
Concerto de Encerramento ♫
CFC’s e Karpe Diem
Rock português sem preconceitos.
Pavilhão de Macau | 22h
Há Cinema no Espaço
Ciclo de cinema
Espaço Internet de Camarate | 15h30


No programa estão também incluídas as seguintes iniciativas, embora sem calendarização e horário definidos:
Sessão de Esclarecimento
“Prepara-te para a Vida Activa”
Aquisição e desenvolvimento de estratégias para acesso ao mercado de trabalho. Técnicas e instrumentos para uma procura activa e eficaz de emprego.

♠ - Inscrições limitadas
♫ - Lotação limitada. É aconselhável reserva
☻ - Evento condicionado às condições climatéricas
♣ - Lotação limitada. Aconselhável reserva de bilhetes

Informações, reservas de bilhetes e inscrições:
E-mail: mesdajuventude@cm-loures.pt
Telefone: 211 151 175 e 211 151 157
Rede de Gabinetes de Apoio à Juventude e Espaços Internet do concelho



Loures - Conselho Municipal de Juventude

A AIDGLOBAL, enquanto ONGD equiparada a associação juvenil, participou no Conselho Municipal de Juventude de Loures (CMJ), realizado no dia 4 de Março, no Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal, o qual, por um lado, deu continuidade às Comemorações do Centenário da República e por outro, deu o pontapé de saida para o início das comemorações do Mês da Juventude.



Semana de Acção Global pela Educação

"Este ano a Semana de Acção Global pela Educação é dedicada às questões de género na educação, reforçando-se que os rapazes e as raparigas devem ter as mesmas oportunidades no ensino e que a educação é essencial para promover o papel da mulher na sociedade."

Encontre mais informações e materiais na página "materiais pedagógicos" do presente blog e também em www.educacaoparatodos.org ou em www.campaignforeducation.org.